Porque contratar um aprendiz?


foto

  • Porque além de cumprir a lei de aprendizagem, é uma oportunidade da empresa executar uma iniciativa de responsabilidade social, inserindo jovens no trabalho através de formação profissional qualificada.
  • Porque possibilita a empresa contribuir ao jovem com o exercício da sua cidadania, promovendo mudanças pessoais, profissionais e comunitárias.
  • Porque através de uma formação teórica e prática supervisionada, a empresa consegue extrair dos jovens seus potenciais, competências, lapidar e desenvolver seus talentos, buscando um futuro profissional qualificado para sua empresa.

Como funciona?

Os aprendizes devem ser jovens entre 14 e 24 anos, inscritos em uma instituição habilitada à formação técnico profissional metódica. A Lei determina que:

  • O contrato de trabalho tem prazo determinado e não pode exceder dois anos;
  • A remuneração do aprendiz é o salário mínimo/hora ou de acordo com a convenção ou acordo coletivo de trabalho, onde conste o salário mais favorável ao jovem;
  • A jornada diária não deve ser maior que seis horas, exceto para os aprendizes que já completaram o ensino fundamental. Estes poderão ter jornada de até 8 horas, se forem computadas as horas de aprendizagem teórica;
  • Não é permitida a prorrogação ou compensação de jornada. Para que o contrato de aprendizagem seja válido, é necessário o registro na carteira de trabalho, o comprovante de matrícula do aprendiz na escola e a inscrição em um programa de aprendizagem em uma entidade qualificada em formação técnico-profissional metódica como o Instituto Tibagi.


Baixe a planilha de calculo de cotas!


Precisando de um aprendiz?

Preencha os dados abaixo e nosso time irá entrar em contato com você!

Dúvidas frequentes

Como fica o contrato de aprendizagem em casos de afastamento em razão do ingresso do aprendiz no Serviço Militar Obrigatório, de licença-maternidade, acidente de trabalho ou auxílio-doença?

Como proceder no caso de efetivação do aprendiz no término de contrato?

Não será necessário fazer a rescisão do aprendiz, pois com a continuidade do mesmo no quadro da empresa, o contrato passa a vigorar como contrato de prazo indeterminado, com todos os direitos dele decorrentes.

E se a efetivação ocorrer antes do prazo para o término de contrato?

Como ficam as férias do aprendiz?

O que é necessário para desligar um aprendiz?

O aprendiz tem direito ao seguro-desemprego?