Bem vindo(a) ao Instituto Tibagi

Fundado em 1995 o Instituto Tibagi é uma organização social que desenvolve e implementa programas educacionais na área industrial para adolescentes e jovens em condições de vulnerabilidade social e econômica.
O programa de aprendizagem do Instituto Tibagi desenvolvido na área industrial garante uma formação técnica profissionalizante completa onde o aprendiz realiza 1.600 horas de formação sendo, 480 horas de conteúdo teórico e 1.120 horas de prática dentro da empresa.

  • MISSÃO

    Proporcionar aos jovens uma educação de qualidade como forma de inserção social. Auxiliá-los a se tornarem autônomos, cientes de seus direitos e deveres, capazes de definir seu projeto de vida e de transformá-lo em verdade.

  • VISÃO

    Ser reconhecido como centro de referência de qualificação profissional e inclusão social no Estado do Paraná.

  • VALORES

    Em todas as nossas relações, sejam de ordem pessoal ou profissional, prezamos pela lealdade e pelo respeito ao próximo, e isso passamos para a nossa equipe e alunos.


Equipe

Foto

Rafael Guido Vallejos

Foto

Luciane de Andrade Wamser

Foto

Fernanda Wamser

Foto

Maria José Resmer

um pouco da nossa HISTÓRIA

2019

    Lançamento do Tibagi 4.0 - Evento acontecido no Sociedade de Engenharia do Paraná em março de 2019, lançando o Curso de Aprendiz 4.0 voltado para essa mesma indústria, trouxemos profissionais que explanaram os diferenciais dessa Indústria, para Parceiros, aprendizes e apoiadores do Instituto Tibagi.

    Selo ODS 2019 - O Instituto Tibagi - recebe o Selo ODS 2019 pelo Projeto Adolescente Aprendiz em Auxiliar Administrativo - O selo é um reconhecimento das práticas em prol dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.

    Fundador do Instituto Tibagi é agraciado com o Título de Cidadão Honorário de Curitiba - O título é um reconhecimento por todo o trabalho do mesmo ao longo de 24 anos em prol da Aprendizagem Profissional no Paraná.

2018

    Apresentação do Projeto de Aprendizagem para Adolescentes na Cidade de Piraquara - Esse evento aconteceu na Câmara Municipal de Piraquara com uma apresentação aos Vereadores do município o Projeto que o Instituto inciaria em 2019, foi pedido apoio dos mesmos junto as Secretarias de Indústria e Comércio e Desenvolvimento para conseguirmos postos de trabalhos para os futuros aprendizes.

    Expo Tibagi 2018 - Evento que acontece na primeira semana de junho para comemorar o Aniversário de Fundação do Instituto Tibagi, nesse ano tivemos a oportunidade de receber a participação de um de nossos Parceiros de longa data a UTFPR que disponibilizou Professor para aulas de robótica e também apresentação das Equipes de Aero Design do Campus Curitiba e Ponta Grossa.

    O Curso Mecânica Básica de Bicicleta - Curso criado e idealizado por nosso Fundador Sr. Édio Furlanetto - neste ano iniciado com jovens dos CRAS e CRES de Curitiba e Região Metropolitana.

2017

    Jantar comemorativo de 22 anos - O jantar aconteceu em Junho de 2017. Evento Beneficente para arrecadação de fundos para os Projetos de Aprendizagem - Aconteceu no Clube da Bosch em Curitiba onde reunimos parceiros, apoiadores, colaboradores e incentivadores dos nossos Projetos.

    Participação no movimento Doa Curitiba - Várias Instituições Sociais se reúnem e fazem uma ação simultânea para fomentar a Cultura da Doação na Cidade de Curitiba - evento aconteceu na semana anterior ao Dia de Doar - Um evento de mobilização mundial para a doação em projetos sociais que impactam o Mundo.

    VI Prêmio Peça por Peça - Instituto é homenageado em dezembro de 2017 pelo Instituto Robert Bosch pela parceria e qualidade com os projetos desenvolvidos.

2016

    Jantar de 21 anos do Instituto Tibagi realizado em Junho de 2016 o primeiro evento para arrecadação de fundos para sustentabilidade dos projetos dos Instituto. O Jantar aconteceu no Clube da Bosch e foi um grande sucesso de público, conseguimos arrecadar dinheiro para manutenção do Projeto Adolescente Aprendiz.

    Apresentação de Melhoria proposta por um grupo de Aprendizes que trabalhavam na Empresa O Boticário. O grupo de 5 aprendizes propuseram melhorias a Indústria num montante significativo, o que deixou o Instituto Tibagi muito orgulhoso com o aprendizado adquirido por eles. O projeto foi apresentado a Supervisão e Gerencia do Departamento aonde eles ficaram lotados.

    Iniciamos nesse ano com a iniciativa de duas Voluntárias Associadas do Instituto a fornecer aos participantes de nosso processo seletivo para aprendizagem um treinamento de coaching de carreira para a primeira entrevista de emprego desses jovens.

2015

    São 25 anos de experiência com ensino profissionalizante, desde a formação da Escola Técnica Tibagi. Com quase 12 anos como Instituto Tibagi, a Instituição conta com o Título de Utilidade Pública Municipal nº 11.948, Estadual nº 15.328 e registro no Ministério do Trabalho e Emprego.

2005

    Neste ano, foi iniciada a primeira turma de Eletroeletrônica. Desde lá, foram concluídas, até dezembro de 2014, 19 turmas de aprendizes nas áreas de eletroeletrônica, auxiliar administrativo, operador de produção industrial, eletromecânica e manutenção automotiva.

2003

    Após diversos estudos, definiu-se a criação de uma Associação de Pessoas com o nome de Instituto. Em 06 de maio de 2003 foi fundado, assim, o Instituto Tibagi, sociedade civil sem fins lucrativos.

1995

    Em 05 de Junho deste ano, foi fundada a Escola Técnica Tibagi, com a finalidade de formação profissional na área de eletromecânica para jovens em condições de vulnerabilidade social e econômica. Com o apoio da empresa Tibagi Engenharia Construções e Mineração Ltda, manteve-se uma escola para adolescentes nos moldes do Projeto Pescar.

Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto Foto

Reconhecimento

  • Partners
  • Partners
  • Partners
  • Partners
  • Partners